Atendimento

Psicológico

O que é o Atendimento Psicológico?Consiste em ajudar as pessoas, de forma profissional e técnica, a superarem seus problemas emocionais e comportamentais, que de alguma maneira estão causando um sofrimento, podendo estar relacionados a dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros aspectos.
Qual minha Abordagem Terapêutica?Utilizo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)
Terapia é uma palavra usada para descrever uma abordagem sistemática para combater um problema, uma doença ou uma condição irregular.
Cognitivo refere-se a tudo o que se passa na sua mente, como lembranças, imagens, pensamentos e atenção, e que servem para você dar significado ao que acontece a você e ao seu redor.
Comportamental refere-se a tudo o que você faz. Isso inclui o que você diz, como tenta resolver seus problemas, como age, como evita certas situações. Comportamental diz respeito tanto à ação quanto à falta dela. Por exemplo, quando você se cala ao invés de dizer o que pensa, ainda assim isso é o seu comportamento, mesmo que você esteja tentando não fazer nada.
Como funciona o Atendimento Psicológico com a TCC? Geralmente, as sessões acontecem semanalmente com a duração de até 60 minutos. Em média são necessárias de 10 a 20 sessões de atendimento o que dependerá de cada caso e dos objetivos definidos no processo terapêutico. Para cada perfil de paciente serão aplicadas técnicas diferentes no tratamento. Seu curto tempo de duração, ação de forma prática para melhorar comportamentos específicos e eficácia comprovada na cura de transtornos são os principais fatores que fazem com que esse tipo de abordagem seja um dos mais procurados atualmente.
Quem atendo?Adolescentes: Na Adolescência acontecem mudanças neurobiológicas, físicas, cognitivas, emocionais e sociais, somado a pressão do ambiente e interpessoal costuma afetar os indivíduos nessa fase. Consequentemente, esse é um tempo de grandes oportunidades, mas também de pontos de tensão. É muito comum os casos de problemas comportamentais (desobediência, agressividade), depressão, apatia, desmotivação generalizada, desinteresse escolar e crises familiares.

Adultos: Em grande parte dos pacientes adultos a procura por atendimento psicológico ocorre quando há problemas em algum ou em todos os setores da vida. Não é necessário ter uma patologia psíquica para ir em busca de uma psicoterapia na fase adulta. É comum problemas profissionais, ansiedades, estresse, inseguranças ou até mesmo para um auto-conhecimento. Logo, a psicoterapia propiciará que a pessoa reflita sobre o seu modo de lidar com as questões da vida, para que assim possa escolher quais caminhos seguir.

Orientação

Vocacional

O que é Orientação Vocacional?É um conjunto de práticas que auxilia a pessoa na escolha de sua profissão. Acontece em sessões, agendadas previamente, onde através de entrevistas, técnicas especializadas, aplicação de testes, dinâmicas e uma investigação minuciosa da personalidade, ajudará a pessoa a identificar suas competências, habilidades, aptidões e interesses, proporcionando o autoconhecimento e ampliando sua visão em relação às profissões existentes e ao mercado de trabalho. Dessa maneira obtêm-se os elementos necessários para possibilitar a melhor situação de escolha profissional.